No dia 30/07/2025, o assistente social da DGRH/DSO-PART e membro do Comitê do Programa Viva Mais/CECOM, Fidelis Ranali Neto, esteve presente no Encontro de Acolhedores da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp – CaMAC.
O objetivo deste encontro foi de tornar conhecida a rede de cuidado existente na Universidade para atendimento de profissionais e gestores quanto ao uso indevido de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho.

Fidelis abordou a importância da prevenção e compartilhou estratégias para gerenciar e encaminhar essas situações de forma adequada. A discussão reforçou os danos do uso de substâncias, que, segundo a cartilha do Programa Viva Mais, vão além da saúde individual e afetam a segurança e o bem-estar no ambiente de trabalho. Um funcionário sob efeito de substâncias psicoativas está mais propenso a cometer atos inseguros, expondo-se mais aos riscos da falta de atenção, de concentração, da perda de reflexos, das alterações cognitivas e do humor.
O conhecimento sobre a rede de cuidado e de obter orientações de como lidar com possíveis situações de risco é de extrema importância para a condução de uma forma mais assertiva, evitando a estigmatização e realizando intervenções que reduzam os danos e promovam a reabilitação.