Dia de Alerta sobre o uso indevido de Álcool

25 de outubro – Dia de Alerta sobre o uso indevido de Álcool

Beba Menos – Viva Mais

25 de outubro - dia de alerta

E a sua relação com a bebida, como está?

Falar sobre o relacionamento que o jovem estabelece com a bebida alcoólica é um tema que levanta discussões e nos remete a algumas situações bastante comuns na vivência desta fase da vida. Ao pensar em baladas, choppadas, barzinhos, raves, shows ou festas, imediatamente pensamos na possibilidade de diversão e aumento dos vínculos de amizade, encontros e situações importantes na vida social do jovem. Porém, estas atividades prazerosas podem facilitar a exposição a riscos que precisam ser considerados.

O binge drinking, ou famoso “ficar de porre/chapado” refere-se ao consumo de 5 ou mais doses entre os homens e 4 ou mais doses entre as mulheres em período de tempo de aproximadamente 2 horas. Este uso episódico, bastante comum entre os jovens nas baladas, aumenta a chance acidentes de trânsito, violência interpessoal, sexo inseguro, intoxicação e problemas acadêmicos entre outros danos.

Segundo o I Levantamento Nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre os estudantes universitários (2010) *, foi identificado que 1 em cada 4 estudantes referiram ter feito uso pesado episódico (binge drinking) nos 30 dias anteriores à pesquisa. Número alarmante e que nos estimula a buscar estratégias de abordagem deste problema.

Outro dado importante exposto no Levantamento é a idade precoce de início do uso do álcool: mais de 50% dos universitários afirmaram ter feito uso do álcool antes dos 16 anos. Lembrando-se que, quanto menor a idade de início do uso do álcool, maior a chance de se desenvolver uma dependência alcoólica, visto que o adolescente passa neste período por inúmeras mudanças e maturações do sistema nervoso central e da personalidade.

O objetivo não é se discutir a abolição da bebida alcoólica na vida do jovem, mas a sua margem de consumo segura, evitando-se assim, o consumo pesado e os riscos decorrentes. O tema que ilustra a Campanha do dia 25 de Outubro – dia de ALERTA para o uso indevido do álcool, é estimulante para que o jovem faça uma reflexão sobre o modo como tem se relacionado com a bebida, e repense sua relação com o álcool, encontrando, assim, maneiras de curtir muito mais, bebendo menos.

*Andrade AG, Duarte PCAV, Oliveira LG. I Levantamento nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários das 27 capitais brasileiras. Brasília, DF, Brasil: SENAD – Secretaria Nacional de políticas sobre Drogas; 2010.

Download – Marcador

Download – Cartaz

AUDIT online

O Teste de Identificação de Distúrbio de Uso do Álcool conhecido pela sigla AUDIT (do inglês: Alcohol Use Disorder Identification Test), foi criado por Piccinelli e colaboradores, é atualmente o melhor método para a identificação e estratificação do alcoolismo.

Antes de iniciar o teste aprenda …

O que é “Beber de baixo risco” ?

baixo_teor

EXEMPLOS

1 lata de cerveja = 1,5 unidades
1 dose de destilado = 2,5 unidades