Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O evento ocorreu no dia 11/09/2024, no horário das 13h00 às 17h00, de forma híbrida e teve a participação de em média 56 pessoas, entre funcionários (as), estudantes e docentes da UNICAMP, inclusive do Prof. Dr. Ivan Toro, Pró Reitor da Pós Graduação da UNICAMP e da Dra. Patrícia Leme, Assessora de Gabinete da CGU/UNICAMP, além de alguns colegas de outras instituições.

Presencialmente, participaram os próprios membros do comitê do Programa Viva Mais e os representantes de órgãos ou serviços estratégicos da universidade, como DEAPE – Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil, SAPPE – Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante da DEAPE, representante da FOP – Faculdade de Odontologia de Piracicaba e dos Colégios Técnicos COTUCA E COTIL.

O objetivo do evento foi apresentar dados, promover reflexões e propostas de ações sobre o consumo de substâncias psicoativas entre os universitários.

Para iniciar, a Coordenadora do CECOM – Centro de Saúde da Comunidade/UNICAMP e presidente do comitê do Programa Viva Mais, Enfª Rôse Clélia Grion Trevisane discorreu brevemente qual é o papel do Programa na UNICAMP.

Rôse Clélia Grion Trevisane

O evento contou com a contribuição de profissionais da área que trouxeram importantes informações e reflexões sobre o assunto.

O tema foi desenvolvido em duas mesas: “Qual o tamanho do problema?” e “O que podemos fazer?”

Na primeira mesa a Profª Drª Renata Azevedo,  iniciou a sua participação trazendo dados da prevalência e fatores associados.

Profª Drª Renata Azevedo

Profª Drª Renata Azevedo, psiquiatra, livre docente em dependências químicas. Professora do Departamento de Psiquiatria da FCM/UNICAMP. Coordenadora do Ambulatório de Substâncias Psicoativas do HC/UNICAMP e Coordenadora técnica do Programa Viva Mais

Na sequência, a assistente social, Sra. Cibele Palmeira, trouxe a percepção do serviço social desse serviço.

Sra. Cibele Palmeira,

Cibele Palmeira, Assistente Social da Unicamp e coordenadora do Serviço Social da DEAPE/UNICAMP

Dra. Tânia Vichi falou sobre a percepção do SAPPE.

Dra. Tânia Vichi

Dra. Tânia Vichi Freire de Mello, psiquiatra pela Unicamp. Coordenadora de Promoção de Saúde Mental e do SAPPE/DEAPE. Co- coordenadora da Comissão de Gênero e Sexualidade da Diretoria Executiva de Direitos Humanos – DeDH/ UNICAMP

Na segunda mesa o Prof. Dr. Sávio Cavalcante comentou sobre o papel da DEAPE.

Prof. Dr. Sávio Cavalcante

Prof. Dr. Sávio Cavalcante, Professor Livre-Docente do Departamento de Sociologia do IFCH/Unicamp. Diretor Executivo da DEAPE/Unicamp. Pesquisador na área de Sociologia das desigualdades, Ideologias Políticas e Classes Sociais

Logo após tivemos a participação dos colegas da UNIFESP, que participaram de forma online e comentaram sobre a experiência da UNIFESP.

Prof. Dr. Anderson Rosa

Prof. Dr. Anderson Rosa, Enfermeiro, mestre e doutor em ciências. Professor do Depto de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp. Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Unifesp. Pesquisador e orientador do Programa de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina – Unifesp. Coordenador do Projeto de Extensão Saúde Mental nas Escolas que atua na rede estadual de educação em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pará.

Drª. Carolina Prina Rezende

Drª. Carolina Prina Rezende, Médica Psiquiatra formada pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP), onde também concluiu sua residência médica em Psiquiatria. Com formação complementar em Saúde Mental nas Organizações pelo Hospital Israelita Albert Einstein e atua como gestora de programas de saúde mental em faculdades de medicina. Atualmente, é preceptora da residência médica de psiquiatria e supervisora nos ambulatórios Longitudinal e PROAD – Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes no CAISM Vila Mariana da UNIFESP.

No decorrer do evento houve abertura para discussões e possíveis encaminhamentos. O comitê do Programa Viva Mais saiu com a missão de compilar o material e fazer as devolutivas aos participantes.