Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O evento aconteceu no dia 26/09/2022, organizado pelo Programa Viva Mais/CECOM e contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas entre equipes de RH, gestores e membros do comitê do Programa Viva Mais.

O objetivo do evento foi de trazer informações atualizadas sobre como obter auxílio na universidade e de como lidar com as situações problemáticas do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas no ambiente de trabalho.

A Coordenadora do Cecom e presidente do Programa Viva Mais, Enfª Rôse Clélia G Trevisane, trouxe algumas informações sobre o início do Programa e de como e porque passou a fazer parte dos programas de saúde do Cecom, comentou também sobre a importância de trazer este tema “Reunião bem importante, porque a gente lida com essas dificuldades no nosso dia a dia, enquanto gestor” e acrescentou “O conteúdo vai ajudar bastante nos esclarecimentos e nas ações que cada gestor deve tomar”.

A Coordenadora Técnica do Programa, Profa. Dra. Renata Azevedo, comentou que o uso de drogas lícitas e ilícitas é um problema global e que é necessário discutir esse assunto: “Dentro da universidade esse é o problema que também acontece, só que diferentemente do que está fora da universidade, nós aqui temos a possibilidade e, na minha opinião, é obrigação de discutir esse assunto, mitigar danos e tentar trazer o máximo possível um debate informado sobre o assunto que frequentemente esbarra em uma série de visões pré determinadas, estigmas, numa confusão entre aspectos clínicos, sociais, legais” e complementou “ isso acaba trazendo muitos complicadores para o tema do uso de drogas tanto lícitas como ilícitas, mas particularmente as ilícitas sejam um tema por vezes discutidos de uma forma pouco adequada”.

Para discorrer sobre o tema, o assistente social Fidelis Fidelis Ranali Neto, profissional que atua no Programa de Acolhimento e Reinserção no Trabalho – PART, da DSO/DGRH apresentou parte da cartilha que é utilizada como instrumento de auxílio ao gestor, atualizada em 2022 pelo comitê do Programa Viva Mais. Fidelis orientou e trouxe exemplos reais de como o gestor precisa lidar com situações problemáticas no ambiente de trabalho e reproduziu o filme “Decisões do Gestor” elaborado em 2017 para o programa.

Houve também a interação com o público participante em que tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre o assunto.

Você poderá ter acesso à gravação do evento clicando aqui.