Tratamento de Tabagismo para Funcionários da Unicamp

Dificuldades para abandonar o tabagismo

Para a maioria das pessoas não é fácil entender o que seja a dependência. Por quê alguém faz algo que é tão prejudicial à saúde. Cerca de 40% dos pacientes com algum tipo de câncer não largam o cigarro! A dificuldade existe devido à dependência química à nicotina. Esta dependência é muito semelhante àquela desenvolvida por drogas como o álcool e a cocaína. A dependência pode começar fumando-se 5 cigarros por dia, por oito semanas consecutivas. Ao tentar parar o fumante tem sintomas desagradáveis (ansiedade, nervosismo, dificuldade de concentração), que são aliviados ao acender o próximo cigarro. A maioria dos fumantes quer e até já tentou parar de fumar. Mas se fosse assim tão fácil porque apenas 5 % dos fumantes conseguem parar sozinho?

O tratamento para largar o cigarro funciona?

Sim, hoje estão disponíveis medicamentos eficazes para tratar os sintomas desagradáveis que ocorrem quando o fumante faz uma parada abrupta. São esses sintomas que levam à recaída e a sensação de fracasso. Por isso, buscar ajuda é fundamental para quem deseja parar de fumar. Se você já tentou várias vezes, tanto melhor. Um fumante faz em média 5 tentativas antes de conseguir parar de vez. Além dos medicamentos, o uso de adesivo ou goma, para a reposição de nicotina, também ajudam no tratamento. É bom lembrar que a utilização dos medicamentos, adesivo ou goma, devem ser feitos com supervisão médica.

A estratégia de tratamento em grupo ajuda as pessoas a superarem seus medos, a partir da troca de experiência com aqueles que já conseguiram parar de fumar. É importante manter contato com o grupo, mesmo após a parada, a fim de evitar a chance de recaída.

Na Unicamp o Tratamento para Tabagismo pode ser feito nos seguintes locais sem necessidade de agendamento:

CSS/Cecom (somente para funcionários e docentes)
Grupo Motivacional: 4ª feira das 16h00 às 17h00
Não há necessidade de inscrição.
Fones: 3521-9017 / 3521-9020 / 3521-9021

HC/ASPA – Ambulatório de Tabagismo (aberto à população)
Grupo Motivacional: 4ª feira das 7h30 às 9h00 -2º andar do HC – Ambulatório de Substâncias Psicoativas (ASPA)
Não há necessidade de inscrição.
Fone: 3521-7514

Medicação para tratamento do Tabagismo
O Serviço Social do GGBS em parceria com o Programa Viva Mais estará acolhendo os funcionários da Universidade interessados em parar de fumar, auxíliando-os na compra dos medicamentos para tratamento do tabagismo. É necessário o encaminhamento médico para a realização da avaliação sócio-econômica.

GGBS/Serviço Social – Agendamento e Avaliação Social
Contato: 3521 4856 e 4859 com Elienai ou Selma

Add a Comment