Álcool

Em geral refere-se ao etanol ou álcool etílico, produto obtido a partir da destilação de alguns grãos fermentados (cevada, milho). Em nosso meio sua principal fonte de obtenção é o sumo da cana-de-açúcar (garapa) fermentado.

bebidas_alcoolicas

É extraído também a partir da madeira (álcool metílico ou metanol) sendo este impróprio para consumo por ser altamente tóxico.Se você está preocupado com seu consumo de bebidas alcoólicas, veja um pouco mais sobre Dependência do Álcool.

Embora seja uma droga, freqüentemente o álcool não é considerado como tal, principalmente pela sua grande aceitação social e mesmo religiosa. Pode-se observar nas obras gregas, mitos sobre a criação do vinho. Com destaque para as figuras de Dioniso, Icário e o Rei Anfictião protagonizando a visão grega sobre o uso do vinho (álcool). Nos dias de hoje, é prática em muitas famílias a “iniciação” das crianças no consumo do álcool. A permissividade ao álcool leva à falsa crença de inocência do uso do álcool, mas o consumo excessivo tem se tornado um dos principais problemas das sociedades modernas.

O álcool contido nas bebidas é cientificamente conhecido como etanol, e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais como a cana-de-açúcar, frutas e grãos. O etanol é um líquido incolor. As cores das bebidas alcóolicas são obtidas de outros componentes como o malte ou através da adição de diluentes, corantes e outros produtos.

Fonte: http://www.unifesp.br/dpsicobio/drogas/alcool.htm

Add a Comment