Conteúdo principal Menu principal Rodapé
lança perfume

Os solventes são substâncias pertencentes ao grupo dos hidrocarbonetos, e se apresentam em sua grande maioria com uma facilidade de evaporação, podendo ser introduzido ao corpo através da inalação (tanto pelo nariz, quanto pela boca). Os diversos tipos de solventes existentes comercialmente são para usos específicos, porém, muitas vezes acabam sendo usados de maneira abusiva, em busca de sensações adversas. Um tipo de droga à base de solventes muito difundido, é o chamado “loló” ou “lança-perfume” cuja composição, popularmente envolve uma mistura de clorofórmio e éster, mas que pode modificar muito a composição dependendo da facilidade de obter essas substâncias, o que pode ocasionar grandes problemas em intervenções, por não se saber ao certo de qual tipo de substância o indivíduo está sendo intoxicado.


O que causa ao organismo?
O efeito do solvente no organismo é bastante rápido variando de segundos ou poucos minutos, o que traz consigo a necessidade do usuário de repetir a aspiração por diversas vezes. Os efeitos que o solvente traz consigo é devido a uma alta depreciação do sistema nervoso central, passando de grande euforia até a perda parcial dos sentidos e que, por vezes podem ser interpretados muito próximos aos efeitos da utilização exagerada do álcool, porém, oferece ainda episódios de alucinações. De maneira geral, os efeitos imediatos do abuso de solventes são:


● Excitação e euforia
● tonturas
● perturbações auditivas e visuais
● náuseas
● Confusão e desorientação
● redução acentuada do estado de alerta
● Alucinações
● Queda de pressão
● Inconsciência


Como é consumido em maneiras repetidas e exacerbadas, também ocasiona a destruição dos neurônios do cérebro, trazendo prejuízos irreversíveis ao bem estar do indivíduo como dificuldade de concentração e déficit de memória.
Referências
CEBRID. Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrópicas. p 16-18. Disponível em: https://www.cebrid.com.br/livreto-informativo-sobre-drogas/.

Ir para o topo