Evento Viva Mais – 26 junho 2023

Programa Viva Mais reúne gestores do Hospital da Mulher (CAISM) e do Hospital de Clínicas da Unicamp para uma conversa sobre problemas relacionados ao uso indevido de medicamentos no ambiente de trabalho.

O evento foi organizado pelo comitê do Programa Viva Mais e ocorreu no dia 26/06/2023, no auditório Kazue Panetta do CAISM, onde estiveram presentes, aproximadamente, 70 gestores da área da saúde.

Foram abordadas questões complexas do uso problemático de opióides no ambiente de trabalho, elencando aspectos relevantes no contexto dos serviços de saúde.

Para a Profª Drª Renata Azevedo: “Quando a gente pensa em problemas relacionados ao uso de substâncias, a gente tá pensando na resultante de muitos fatores. Então, não é possível pensar o problema e consequentemente pensar soluções ou enfrentamento sem ter em mente que a gente está falando de um conjunto de elementos que envolvem questões individuais, biológicas, genéticas, de morbidade, de personalidade, de gênero e interação com questões biográficas da vida desse indivíduo.”

Durante o evento, foram abordadas também questões relacionadas à importância da gestão e do cuidado que devem ser observadas pelos gestores da área da saúde e sobre a relevância de se ter maior controle na dispensação desses medicamentos nas farmácias de ambos os hospitais, os quais têm atuado na adequação mais segura dos processos.

Foi apresentado também, um estudo feito pela Universidade de Brasília, sobre o abuso de fármacos por estudantes da área da saúde.

A Unicamp, tem uma rede de cuidado que pode ser acessada por quem deseja se tratar e se cuidar, como o serviço de saúde mental do CECOM, ASPA/HC, PART/DSO da DGRH e GGBS, cujos fluxos para atendimento encontram-se na cartilha, elaborada pelo Programa Viva Mais, a qual contém orientações para os gestores. Há também um filme, que elucida o caso de um gerente que enfrenta problemas do uso de substâncias psicoativas por parte de um de seus funcionários. A cartilha e o filme estão disponíveis no site do programa.

Durante a conversa, foram constatadas entre os presentes, possíveis ações necessárias na tentativa da prevenção e auxílio em relação ao uso indevido de medicamentos no ambiente de trabalho. O Programa Viva Mais continuará atuando em uma série de iniciativas no 2º semestre deste ano.

Para saber mais e acompanhar o que aconteceu no evento assista:  https://www.youtube.com/watch?v=VPC3o8QL6rs

Confira a programação: