EVENTO ONLINE: “Conversando com os gestores sobre dificuldades relacionadas ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho”

O evento aconteceu no dia 26/09/2022, organizado pelo Programa Viva Mais/CECOM e contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas entre equipes de RH, gestores e membros do comitê do Programa Viva Mais.

O objetivo do evento foi de trazer informações atualizadas sobre como obter auxílio na universidade e de como lidar com as situações problemáticas do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas no ambiente de trabalho.

A Coordenadora do Cecom e presidente do Programa Viva Mais, Enfª Rôse Clélia G Trevisane, trouxe algumas informações sobre o início do Programa e de como e porque passou a fazer parte dos programas de saúde do Cecom, comentou também sobre a importância de trazer este tema “Reunião bem importante, porque a gente lida com essas dificuldades no nosso dia a dia, enquanto gestor” e acrescentou “O conteúdo vai ajudar bastante nos esclarecimentos e nas ações que cada gestor deve tomar”.

Rôse Clélia comentando sobre o programa

A Coordenadora Técnica do Programa, Profa. Dra. Renata Azevedo, comentou que o uso de drogas lícitas e ilícitas é um problema global e que é necessário discutir esse assunto: “Dentro da universidade esse é o problema que também acontece, só que diferentemente do que está fora da universidade, nós aqui temos a possibilidade e, na minha opinião, é obrigação de discutir esse assunto, mitigar danos e tentar trazer o máximo possível um debate informado sobre o assunto que frequentemente esbarra em uma série de visões pré determinadas, estigmas, numa confusão entre aspectos clínicos, sociais, legais” e complementou “ isso acaba trazendo muitos complicadores para o tema do uso de drogas tanto lícitas como ilícitas, mas particularmente as ilícitas sejam um tema por vezes discutidos de uma forma pouco adequada”

Profª Renata trazendo informações da importância de tratarmos esse assunto na universidade

Para discorrer sobre o tema, o assistente social Fidelis Fidelis Ranali Neto, profissional que atua no Programa de Acolhimento e Reinserção no Trabalho – PART, da DSO/DGRH apresentou parte da cartilha que é utilizada como instrumento de auxílio ao gestor, atualizada em 2022 pelo comitê do Programa Viva Mais. Fidelis orientou e trouxe exemplos reais de como o gestor precisa lidar com situações problemáticas no ambiente de trabalho e reproduziu o filme “Decisões do Gestor” elaborado em 2017 para o programa.

Houve também a interação com o público participante em que tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre o assunto.

Fidelis apresentando informações sobre o tema

Você poderá ter acesso à gravação do evento clicando aqui.