Dia Internacional de Combate às Drogas

26 de junho de 2013 – Dia Internacional de Combate às Drogas

O consumo de substâncias psicoativas (SPA) preocupa a sociedade brasileira por diversas razões, entre elas, as taxas de uso, o início do consumo em idades prematuras, consequências clínicas, sociais, laborais e legais, além de poucas ações preventivas, baixas taxas de detecção precoce e limitadas alternativas terapêuticas quando da instalação de um quadro de dependência química (DQ).

Entre os vários temas relacionados à DQ discutidos na atualidade destaca-se o tratamento. A organização de serviços de tratamento deve basear-se em uma rede integrada, que contempla atenção primária, consultórios de rua, ambulatórios especializados, serviços semi-intensivos (CAPS, CAPS-AD, CAPSi), unidades de emergência, internação, reabilitação, além de grupos de mútua ajuda para pacientes e familiares.

Neste sentido, as iniciativas que se pautem pelo auxílio legítimo a esta população devem ser avaliadas à luz dos fatos, com debates envolvendo a sociedade como um todo, principalmente as pessoas que apresentam problemas relacionados ao uso de drogas psicoativas, seus familiares e os profissionais das áreas da saúde, da educação, jurídica e social que atuam diretamente neste cuidado.

O Programa Viva Mais vem propor nessa data uma reflexão sobre o uso de drogas e formas de abordagem do problema.

Convidamos a todos a participarem da Palestra com a Profª Drª Renata Azevedo, no dia 26/junho/13, das 12h às 14h, no Auditório I da AFPU.

Combate-Drogas2
Combate-Drogas1