Maconha (Cannabis sativa, sp.)

Arbusto originário da Ásia Central, hoje quase que universalmente distribuído. Cresce naturalmente nas regiões tropicais e temperadas. Seu cultivo data de tempos remotos, sendo inicialmente muito utilizada para produção de fibras têxteis (conhecida como Cânhamo).

maconha2

A partir de 1839, com a publicação de um trabalho descrevendo suas qualidades medicinais, entrou para o bulário terapêutico. Já no século XX, tal uso medicinal ficou restrito às regiões onde a medicina oficial não exercia influência.

Dentre as substâncias isoladas da Cannabis, a maior responsável pelo efeito psicoativo é o -9 -tetrahidrocanabinol – THC. Provoca discreta euforia seguida de sedação. Possui efeito alucinógeno, sendo este efeito dependente da quantidade de THC existente no produto.

Como droga de abuso, a maconha é vendida em pequenas quantidades, sob forma prensada, onde se misturam partes de folha, caule e sementes da planta. A partir daí, o usuário confecciona cigarros, que são fumados, sendo a fumaça aspirada para os pulmões, onde há a absorção do princípio ativo pela corrente sangüínea e, a partir daí, levado até o SNC.

Add a Comment