FUMAR FAZ MAL PRA VOCÊ,FAZ MAL PRO PLANETA 2012

CIGARRO NÃO COMBINA COM A SAÚDE DO PLANETA
NEM COM A SUA

A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono, substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações.

Além dos danos à saúde (câncer, doenças cardiovasculares, respiratórias, impotência sexual no homem e infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda sociedade tais como: uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.

Os agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha de tabaco, apresentando: náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tonteira, dores abdominais, dificuldade para respirar e alteração na pressão sanguínea.(excluir os parênteses)

Nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês. O desmatamento está associado ainda a surtos de doenças infecciosas, e à erosão e destruição do solo.

Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são causados por pontas de cigarros. Os filtros estão carregados de materiais tóxicos que podem demorar mais de cinco anos para se decomporem

As pontas de cigarros são levadas pela chuva para os rios, lagos, oceanos, matando peixes, tartarugas e aves marinhas, que podem ingerí-las.

Respeite a sua saúde e a saúde do planeta. Ambiente saudável é ambiente livre do cigarro.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA, 2012-www.inca.gov.br

Se quiser ajuda para tratamento:
CECOM – 4ª feira das 16h00 às 17h00
HC/ASPA – 2º andar do HC – 4ª feira das 9h30 às 10h30
Centros de Saúde do seu município – SUS ligue 136

Avalie seu grau de dependência de tabaco:

Participe da Palestra: Tabagismo
29/08 às 11h30 no Auditório da Biblioteca Central
Prof. Dr. Jamiro da Silva Wanderley

Veja aqui os beneficios em p arar de fumar!

Será distribuido aos pacientes do HC,CAISM, Hemocentro, Gastrocentro,
FOP, CECOM e Medicina do Trabalho o folder fornecido pelo INCA: http://www.mediafire.com/view/?lscq2065svu71yr

Acontece no dia 13 de agosto às 14horas no Auditório do HC o 2ºEncontro com os Facilitadores.

– Veja aqui o conteúdo do 2º encontro com os facilitadores
– Papel do facilitador