Anorexígenos

Substâncias com alto poder estimulante do SNC, obtidas em laboratório e, portanto, sintéticas. São muito utilizadas na composição dos medicamentos anorexígenos, aqueles formulados para inibir o apetite, muito utilizados nos regimes de emagrecimento. Sua ação é parecida com a da cocaína (diminuição da fadiga, taquicardia, perda do sono e do apetite) da mesma forma que os seus efeitos colaterais.

Anorexigenos

Anorexígeno, Anorético ou Anomirineronético são medicamentos com a finalidade de induzir a anorexia – aversão ao alimento, falta de apetite, ou seja, são os famosos remédios para emagrecer.

Geralmente são anfetaminas, metanfetaminas e similares, mesma classe de drogas da cocaína, crack e crystal meth. Atualmente, as drogas anorexígenas utilizadas no Brasil são a dietilpropiona (anfepramona), o fenproporex, fenfluramina, fenilpropanolamina e o manzidol. Dentre eles, o femproporex é o anorexígeno mais utilizado no Brasil (60% das prescrições).

No Brasil, em 2008, o uso foi de cerca de 20DDD/1.000 habitantes, ou seja, estão entre os medicamentos mais vendidos no Brasil

Add a Comment